Aliança Francesa de Brasília

Desde dezembro de 2020, como Coordenadora de Comunicação e Cultura na Aliança Francesa de Brasília, sou responsável pelo planejamento estratégico, criação, revisão e edição de conteúdo e campanhas de comunicação multimídia, on e off-line, assim como das atividades culturais da instituição. Também sou encarregada, juntamente com a direção local da Aliança Francesa na Capital Federal, da participação nos eventos culturais nacionais e internacionais realizados em parceria com a Embaixada da França no Brasil, a Rede Aliança Francesa Brasil, o Goethe-Zenthrum Brasília, o Cluster Brasília EUNIC (European Union National Institutes for Culture), o SESC-DF, a Fondation des Alliances Françaises, o Institut Français, entre outros. Abaixo, alguns exemplos de ações e projetos da instituição em que fui colaboradora nos últimos dois anos. 

I Festival de Inverno Franco-alemão: realidade virtual e culturas imersivas (jun. 2022)

Concepção do projeto aprovado pelo Fonds Culturel Franco-allemand (Ministère des Affaires étrangères allemand, Institut français, Ministère de l’Europe et des Affaires étrangères). Coordenação de produção, conteúdo e comunicação do evento. 

 

9 dias de programação híbrida e inteiramente gratuita no Centro Cultural Franco-alemão e em unidades do SESC-DF em Brasília para discutir sobre igualdade de gênero: instalações interativas de desenho digital e realidade virtual (VR), mapping, metaverso de realidade virtual (CVR), música, cinema, artes visuais, stand up comedy, exposição colaborativa, webinários, roda de debate presencial, performances de DJs, artes urbanas (grafite, batalha de rap, dança de rua) e oficina de fotografia. 

Design sem nome (20).png

Festival Hors Pistes - a ecologia das imagens (nov.-dez./2021)

Hors pistes - a ecologia das imagens é um festival de todas as formas de imagem, em que obras visuais internacionais e locais refletem sobre o mundo em que vivemos. A temática da edição parisiense é aqui revisitada por uma versão brasileira. Este projeto é proposto pelas Alianças Francesas e pela Embaixada da França no Brasil no contexto do Novembro Digital, em parceria com o Centro Pompidou, o Instituto francês, A Pilastra e o Festival Curta Brasília. 

Capa YouTube.png

Série de Webinários - Encontros no outono: anoitecer com cinefilia e cultura francesa  (mai. 2021)

Encontro acadêmico-cultural com estudiosos de cinema, comunicação, mitologia, letras, literatura e/ou filosofia sobre temas abordados em famosos filmes da cinematografia francesa. 

Encontros no outono (1).png

Noite das ideias (jan.2021)

Segunda edição brasileira do evento anual internacional dedicado à troca de ideias e saberes, com o tema “Mais Próximos”, realizado pela Embaixada da França em parceria com a Rede Aliança Francesa Brasil e o Instituto Francês.

Capa YouTube (5).png

Semana da Francofonia (mar. 2022)

Tradicional semana de atividades culturais realizadas em todo o mundo para celebrar a pluralidade da cultura dos países de língua francesa. Evento organizado no Brasil pelas Alianças Francesas em parceria com várias embaixadas de países francófonos, com atividades presenciais e on-line. 

francofonia.png

Festival da Canção Aliança Francesa (out. 2021)

Concurso nacional de performances musicais em língua francesa, para promover a diversidade da cultura francófona no mundo, há 15 anos. Realizado pela Rede Aliança Francesa Brasil, em parceria com a Embaixada da França no Brasil, AirFrance, What the France, Festival MAMA e ClubMed.

Capa YouTube (1).png

Webinário - Mulheres na Política: quais os desafios? Como enfrentá-los? (mar.2021)

Live organizada pela Embaixada da França no Brasil, Aliança Francesa de Brasília, Embaixada do México, ONU Mulheres, com a participação de representantes políticas do Brasil e da França: Manuela d’Ávila (PCdoB), Laurence Rossignol (PS), Sonia Guajajara (PSOL), Anne Blanc (LREM) e Dorinha Seabra Rezende (DEM), mediação de Ana Dubeux, do Correio Braziliense.  

Capa YouTube (4).png
carol assuncao afbrasilia

Foto: Tereza Sá (Espaço Cultural da Aliança Francesa de Brasília, novembro de 2021)

ingles.jpg
frances.jpg